NoticiaALESPArte

A arte africana e suas ricas narrativas culturais ganham destaque na exposição "O Colorido Negro", realizada na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP). A mostra, que ocorre de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, até o dia 30 deste mês, reúne obras de três talentosos artistas do Projeto Ilê - Ajê Afrocultural, de Santo André: Lois Gonçalves, Adeyinka Olaya e David Cardoso.

Adeyinka Olaya, artista nigeriano, apresenta peças que mergulham na espiritualidade e na ancestralidade do povo Iorubá, um dos maiores grupos étnicos da Nigéria, destacando a conexão divina em suas obras. Já David Cardoso expõe dois tapetes artesanais, que trazem à tona figuras típicas da cultura africana, evocando tradições e histórias em cada fio entrelaçado.

Lois Gonçalves, conhecido por sua habilidade em retratar personagens históricos e contemporâneos, traz à exposição painéis que capturam figuras como a Rainha de Sabá e outros ícones representativos. Além de seu trabalho nesta mostra, Gonçalves é reconhecido internacionalmente, sendo o primeiro brasileiro a receber certificação do Guinness Book por criar uma miniatura de caravela portuguesa com apenas 3 cm.

O Projeto Ilê Ajê - Afrocultural atua na defesa e promoção da cultura, filosofia, mitologia e arte africanas, destacando a relevância e a influência dos artistas da diáspora africana no cenário cultural brasileiro.

Redação Casa da Poesia